saltar para conteúdo

Visualizar Informação

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal. 16-05-2013 SRE / Direção Regional Educação
Terapia da Fala

Quem Somos

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal (Decreto-Lei n.º 564/99, de 21 de dezembro). Intervém em todas as situações de patologia da fala, de voz, da deglutição e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a etiologia e idade (Comité Perma¬nent de Liaison des Orthophonistes / Logopèdes de l’Union Européenne - CPLOL, 2003).

O Terapeuta da Fala na educação especial

No âmbito da sua profissão o Terapeuta da Fala assegura a intervenção nas perturbações que comprometam a comunicação não-verbal, a comunicação verbal (linguagem oral e escrita, articulação, fluência e voz), bem como nas alterações relacionadas com funções auditivas, funções cognitivas, funções oro-musculares (reflexos orais, mastigação, deglutição, motricidade oro-facial e respiração) visando a reinserção familiar, social e educacional.
Deste modo, as práticas terapêuticas incidem nas perturbações da comunicação; nas perturbações da linguagem; nas perturbações da fala; nas perturbações da voz; nas perturbações da deglutição, através das ações de prevenção, consultoria, avaliação e diagnóstico, intervenção, gestão e investigação.
Integra as equipas multidisciplinares da Educação, na modalidade Educação Especial, desenvolvendo a sua atuação nos Serviços Técnicos e Centros de Apoio Psicopedagógico junto a crianças/jovens com Necessidades Especiais e respetivas famílias, equipas e demais agentes educativos.
Independentemente da dimensão da intervenção, o Terapeuta da Fala personaliza a sua abordagem terapêutica na equipa multidisciplinar de educação/educação especial com ações de:
Prevenção – na divulgação de informação técnico-científica na área de Terapia da Fala, através de ações de sensibilização, folhetos, posters, rastreios no sen¬tido de evitar e minimizar a ocorrência e o impacto de possíveis alterações.
Intervenção direta – na aplicação de técnicas e estraté¬gias terapêuticas individualmente e de forma direta à criança e família, de acordo com o plano de interven¬ção terapêutico. Intervenção indireta – na partilha aos profissionais e fa¬mília de técnicas e estratégias terapêuticas individual¬mente delineadas quando não existe necessidade de intervenção direta com a criança e/ou família, visando uma perspetiva transdisciplinar.
Consultoria – no facultar parecer técnico especializado respeitante a atividades e estratégias terapêu¬ticas a ser utilizadas de forma a minimizar ou ultrapassar a problemática em questão.
Encaminhamento – no sugerir à família e/ou outros ele¬mentos da equipa o recurso a outros profissionais e/ou serviços.
A sua participação converge no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento e reabilitação/reeducação da comunicação e linguagem, em função das Necessidades Especiais de nível sensorial (audição, visão e audição/visão); cognitivo; cognitivo, motor e/ou sensorial (multideficiência); comunicação, linguagem e/ou fala; e motor.

Onde estamos

Centro de Apoio Psicopedagógico do Funchal
Centro de Apoio Psicopedagógico de Santa Cruz
Centro de Apoio Psicopedagógico de Machico
Centro de Apoio Psicopedagógico de Câmara de Lobos
Centro de Apoio Psicopedagógico da Ribeira Brava
Centro de Apoio Psicopedagógico
Centro de Apoio Psicopedagógico do Porto Santo
Centro de Apoio Psicopedagógico do Funchal 
Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Intelectual e Motora

Datas de referência para a Terapia da Fala

No âmbito do papel desempenhado pelos Terapeutas da Fala na área da educação, parece importante identificar algumas datas comemorativas relacionadas com as principais áreas de intervenção do Terapeuta da Fala:

 Data  Evento
 6 de março  Dia europeu da Terapia da Fala
 16 de abril  Dia mundial da voz
 22 de outubro  Dia internacional da gaguez

Contactos

Conceição Vital – Coordenadora da Área da Terapia da Fala
Rua D. João Nº 57
mcvital.dreer@madeira-edu.pt


Anexos

Descritores