saltar para conteúdo

Visualizar informação

Escolinhas de Ginástica do 1ºCEB

Núcleos de ginástica das escolas do 1º ciclo do ensino básico 27-10-2017 SRE / Direção Regional Educação
Escolinhas de Ginástica do 1ºCEB

A Direção de Serviços do Desporto Escolar pretende, através das aulas de Educação e Expressão Físico-Motora, proporcionar aos alunos a aprendizagem das bases da ginástica e da literacia motora num contexto pedagógico diversificado, abrangente e motivador, procurando quebrar, assim, uma visão mais antiquada do ensino da ginástica, através de uma metodologia holística e flexível.  

E porquê a ginástica? 

  • A ginástica é uma atividade divertida onde se pode criar inúmeros desafios;  
  • A ginástica fornece uma boa formação de base, pois é uma atividade muito genérica e abrangente; 
  • A ginástica é um excelente contributo para o desenvolvimento de várias capacidades coordenativas e condicionais; 
  • Uma grande variedade de atividades gímnicas pode ser realizada com pouco ou nenhum aparelho/material; 
  • A ginástica pode ser realizada quer em espaços cobertos quer ao ar livre.

Pretende-se fomentar um trabalho direcionado para a promoção de estratégias de ensino inovadoras, suscetível de estimular as crianças a agirem sobre os objetos, de forma a reconhecer as suas propriedades, identificando as suas múltiplas possibilidades de utilização individual e coletiva, ao mesmo tempo que adquirem competências de caráter instrumental, social, comunicativo e emocional adequadas e necessárias para a promoção do seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.

Todas as crianças adoram correr, saltar, rebolar, pendurar-se e ficar de cabeça para baixo. A ginástica proporciona tudo isto num contexto pedagógico naturalmente rico pela diversidade da sua essência e com o caráter criativo que a sua expressão fomenta. Trata-se, portanto, de conceder aos alunos, aquilo que eles mais precisam e da forma que mais gostam, ou seja, de uma forma lúdica e divertida, não obstante o valor educativo e o rigor da natureza da aprendizagem dos elementos gímnicos. 

Assim sendo, o programa que se apresenta para a iniciação da ginástica no 1º ciclo do ensino básico visa o ensino de elementos básicos de destreza, coordenação, equilíbrio e outras capacidades específicas, bem como a integração da modalidade num quadro competitivo, que assume características elementares e que designamos como Encontros Gímnicos. Serão também realizadas pequenas coreografias para apresentar nos dias temáticos ou na festa de encerramento do ano letivo. Considera-se que a construção destas coreografias constituirá um dos momentos pedagógicos mais ricos e aliciantes para as crianças e permitirá apelar à sua capacidade criativa, à necessidade de se adaptarem a mudanças constantes associadas ao processo de construção coreográfico e a integrar a organização grupal, respeitando as capacidades de cada um e compreendendo que todos cooperam para um fim comum. Contribuirá ainda para desenvolverem a sua competência comunicativa e a autoconfiança ao trabalhar para se apresentarem perante o público.

No presente ano letivo contamos com as seguintes escolas: Colégio do Marítimo, Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha, Externato Sant’Ana - que já têm vindo a desenvolver esta modalidade em anos letivos anteriores - a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche do Caniçal e a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Caniço, que aderiram este ano. 

 


Anexos

Descritores