saltar para conteúdo

Interface Read Informação

Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar aborda o património Cultural

Festa do Desporto Escolar 2018 24-05-2018 SRE / Direção Regional Educação
Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar aborda o património Cultural

No passado dia 23 de maio a Festa do Desporto Escolar 2018 teve a sua cerimónia de abertura, com início às 20:30 no Estádio dos Barreiros. 

Muitos colaboraram para que o momento gímnico fosse um verdadeiro espectáculo. 900 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 600 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, 150 alunos da educação especial, 250 seniores, 40 alunos do Conservatório da Escola Profissional das Artes - Eng.º Luíz Peter Clode, 150 alunos das escolas: Escola de Dança do Funchal; Prestige Dance; Núcleo de Dança da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia; Escola de Bailado Carlos Fernandes; Grupo de Dança do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família; Grupo de Dança Art Emotionderam cena a um magnífico espectáculo preparado pela Direção de Serviços do Desporto Escolar que tinha como tema Laços - Património Cultural, Ana Rita  e Micaela Abreu (duas cantoras do grupo Ninfas do Atlântico), 13 crianças e jovens que vestem coordenados elaborados pelo estilista Hugo Santos, Vânia Fernandes com o Coro Infantil do Conservatório da Escola Profissional das Artes - Eng.º Luíz Peter Clode, Coro da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.

Contamos ainda com a colaboração do público, que ao sinal previamente explicado, levantaram umas cartolinas, dando foram a 6 casas. Incluímos o público no nosso espectáculo, que teve como tema: "Laços do Património Cultutal"

“Celebra-se em 2018 o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), iniciativa da Comissão Europeia e enquadrada pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, chamando a atenção para a importância do património cultural no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia (…) Será igualmente uma celebração festiva, através da realização de atividades que contribuirão certamente para reavivar e reforçar a ligação das pessoas e das comunidades com o seu património, com as suas tradições, com os seus saberes e os seus lugares.” (NOTÍCIAS/Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018)

Associando-se ao desafio a que se propõe a Comissão Europeia para o ano 2018, e numa vertente pedagógica e educacional, a Festa do Desporto Escolar 2018 pretende explorar determinados conceitos que visam um melhor entendimento do património cultural e do modo como este surge na vida das comunidades. Assim, considerando a diversidade e o diálogo interculturais como essenciais a uma profícua coesão social, recorreremos ao Património LIVRO, para o desenvolvimento de uma consciência universal, com referência à poesia madeirense, e ao Património FAMÍLIA, geradora de “Laços” que se perpetuam no tempo e rompem as barreiras do preconceito, fortalecendo o nosso sentido de pertença, educando-nos para o belo e para as boas práticas. Neste contexto, evocando a história de Pinóquio e de Gepeto e em parceria com o Instituto de Segurança Social com o projeto “Pelo Direito de Crescer numa Família - Famílias de acolhimento”, a fada fará uma referência às ilusões que muitas vezes abraçamos e que nos deixam cegos para o sofrimento alheio.

No âmbito destas comemorações, prestaremos ainda uma HOMENAGEM ao Porto Santo, “Ilha Dourada”, Património singular, que ao longo de 600 anos se tornou um espaço de encanto, ainda com tanto por descobrir e, de igual forma, invocar a literacia marítima numa perspectiva de dar a conhecer os tesouros e as forças que envolvem a relação Homem/Mar.

Antes do espectáculo gímnico, tivemos o desfile das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e do ensino especial, que estarão em atividades nesta semana de festa. Assim sendo, a cerimónia contou com um total de 8000 pessoas a figurar.

Personalidades madeirenses de destaque no mundo do desporto, apadrinharam as modalidades da DSDE. Assim sendo, tivemos como padrinhos: 1º ciclo - Prof. Honório Santos e Prof. José Serpa | AMA - Marta Bela | Andebol - Paulo Fidalgo | Atletismo - Cátia Alexandra dos Santos | Badminton - Ana Rita Fernandes | Basquetebol - Duarte Sousa | Futsal - José Manuel Silva | Ginástica - João Filipe Sousa | Judo - Beatriz Roseira Caires | Multiatividades de Ar Livre - David Fernandes | Natação Carolina Boulhosa | Patinagem - António Edgar de Freitas | Ténis de Mesa - Carlos Léon | Voleibol - Fátima Vítor.

O acender da chama "olímpica" foi feito pelo Trio Masculino de Ginástica Acrobática da Escola do Porto Santo: Martim Neves, João Brito e Afonso Silva. Este trio, conseguiu a medalha de bronze no passado dia 19 de maio, em Viseu, nos Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis. 

O resto da semana será preenchida de atividades que decorrerão por toda a cidade do Funchal. Muitas delas serão ao ar livre, dando um maior impacto a esta semana. Termina com a cerimónia de encerramento, às 17:30 do dia 25 de maio, no pavilhão da Escola Secundária Francisco Franco e além da entrega de medalhas e troféus às equipas vencedoras de Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol, apresentaremos um espetáculo gímnico protagonizado pelos alunos dos núcelos de desportos gímnicos.