Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – maio 2014 - N.º 17 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat » tecnologias adaptadas Em Destaque... Em Destaque... Portaria n. 85/2014 O Ensino a Distância O presente diploma, de 15 de abril, visa regulamentar a modalidade de oferta educativa e formativa de Ensino a Distância para os alunos dos 2.° e 3.° ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Na sociedade atual existem crianças e jovens que, por diferentes motivos, se encontram em situações, de carácter temporário ou permanente, que os impedem de frequentar regularmente uma escola e, por consequência, estão sujeitos a descontinuidade na sua aprendizagem, o que conduz ao insucesso e ao abandono escolares, antes da conclusão da escolaridade obrigatória. De acordo com a legislação, são objetivos do Ensino a Distância: “Assegurar o direito à igualdade de oportunidades no acesso à educação, integrando as crianças e os jovens que (...) não podem frequentar presencialmente e com regularidade a escola, combatendo deste modo a exclusão social e melhorando os níveis de formação e qualificação; Garantir a estabilidade dos percursos educativos e a qualidade da aprendizagem; Adequar a oferta educativa e formativa às caraterísticas específicas dos públicos-alvo, (...)” (Artigo 4.º). Para visualização do diploma aceda a: http://goo.gl/vYHyWn Ensino a Distância na RAM A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos dos Louros e o Projeto “Aprender sem Barreiras - TeleAula” De acordo com o artigo 13.º do Despacho n.º 6/2012, de 25 de junho, compete à DAAT, entre outras atribuições, «a promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino a distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial». Este projeto teve início na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos dos Louros, no decorrer do ano letivo 2012/2013, atendendo à situação escolar de alunos que por motivo de doença não se encontravam a frequentar a escola. No âmbito do acompanhamento e avaliação desta modalidade de ensino com recurso à videoconferência na referida escola, a equipa da DAAT solicitou aos intervenientes o seu parecer e testemunho, para dar a conhecer as potencialidades deste tipo de ligação à comunidade escolar, através da TeleAula e demonstrar que esta modalidade tem resultados positivos na vida académica e socioafetiva dos alunos envolvidos, evitando o aumento do seu distanciamento do meio escolar. Salientamos o papel determinante dos docentes no sucesso da implementação e desenvolvimento desta modalidade de ensino e a importância na promoção da participação proactiva dos encarregados de educação. Até ao momento, tivemos três alunos inseridos no projeto da teleaula que julgamos muito importante como forma de responder às necessidades psicopedagógicas dos nossos alunos que, por variados motivos, estão impedidos de se deslocar à escola. Na nossa opinião a equipa técnica da DAAT tem vindo a estabelecer contactos de forma assídua com os docentes das respetivas turmas dos nossos alunos que reputamos essenciais para o sucesso do projeto e que potenciam a ligação do aluno à escola, aos colegas e docentes da turma. Consideramos que o projeto da teleaula cria as condições a nível da tecnologia e dos recursos humanos que permitem não só a continuidade da escolaridade dos educandos, como também a manutenção de ligações a grupos de interesse e de funcionamento dos quais importa manter e dinamizar. Acresce o facto deste projeto potenciar o desenvolvimento das capacidades cognitivas e competências pessoais dos alunos abrangidos pelo mesmo, contribuindo decisivamente para o aumento da autonomia dos alunos. Nesse sentido julgamos que o processo pedagógico subjacente ao projeto da teleaula constitui uma mais-valia humana e de intercâmbio de aprendizagens e de saberes para todos os intervenientes diretos. Dra. Gilberta Camacho - Presidente do Conselho Executivo Fora da escola, dentro da sala de aula... Testemunho do Conselho de Turma do 6.º B Esta experiência revelou-se frutífera, pois houve um contacto mais próximo com o aluno, permitindo uma aprendizagem com melhores resultados, uma vez que houve uma maior incidência nas lacunas do aluno em questão, bem como um apoio mais individualizado. O método adotado possibilitou que o aluno acompanhasse o currículo, evitando ser prejudicado em relação aos seus pares. É de salientar que o aluno tem colaborado ativamente, realizando as tarefas e atividades propostas pelos docentes das diferentes disciplinas. O seu desempenho melhorou ao longo destes dois anos, quer a nível académico, quer a nível de relacionamento com os professores. O Conselho de turma considerou esta experiência positiva. Testemunho da aluna do 6.º B da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos dos Louros Desde o dia 18 de março tenho assistido às aulas online. Tenho conseguido melhorias em alguns níveis. Tenho tido boas notas. E acho que valeu a pena. Agora tenho tudo para passar o ano. Obrigada. Mónica Tavares Mais informações sobre o projeto consultar o folheto informativo N.º 13. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre