Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – maio 2017 - N.º 52 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Fundação PT continua a apoiar as Bibliotecas Escolares no âmbito do Projeto “Todos Podem Ler” No dia 19 de maio de 2017, decorreu, na Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar (EB123/PE) Bartolomeu Perestrelo, a cerimónia de entrega de equipamento informático de Tecnologia de Acessibilidade (computador portátil, tablet e Soluções PT), para a promoção da leitura e da escrita inclusiva, no âmbito do projeto “Todos Podem Ler”, com o apoio da Fundação PT. Esta cerimónia contou com a presença da Dra. Graça Rebocho - Fundação PT, do Dr. Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, do Dr. Marco Gomes, Diretor Regional de Educação e do Dr. Gualberto Soares, Presidente do Conselho Executivo da escola anfitriã. Assim, nesta fase de disseminação, mais 4 estabelecimentos de ensino passam a integrar o projeto “Todos Podem Ler”: A EB1/PE do Boliqueime, a EB1/PE do Covão, a EB1PE do Galeão e a EB1/PE do Livramento juntam-se às 8 escolas já contempladas nos anos anteriores. Nesta cerimónia foi entregue a cada estabelecimento, além das Tecnologias de Acessibilidades, um Kit de livros e conteúdos em formatos acessíveis, criado pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados da DRE, com o apoio da AAPNEM. As bibliotecas escolares passam a dispor dos livros: “O Menino Especial”, “Uma Aventura no Mar” e “Ogima - O Viajante do Espaço no Planeta dos BMQ”, assim como da coleção de 21 eBooks instalada no tablet e no computador portátil. Estes livros incluem versões das histórias em diferentes formatos: Multimédia, LGP, Áudio, Símbolos Pictográficos, Braille e Relevo e/ou Negro Ampliado. O projeto “Todos Podem Ler” tem como objetivos desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos, divulgar, de forma acessível, conteúdos relacionados com a prevenção de comportamentos de risco, bem como dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos, aos alunos com NEE. A criação de espaços mais inclusivos nas bibliotecas que possam disponibilizar tecnologias de apoio à leitura e à escrita é uma das formas de promover o desenvolvimento de competências leitoras e outras de promoção da aprendizagem de todos os alunos. Nova Plataforma e Equipamentos Informáticos para a TELEAULA No âmbito do protocolo com a Fundação PT, nesta cerimónia da DRE, foram apresentados novos equipamentos informáticos, nomeadamente um computador portátil, microfone e câmara que, no âmbito do projeto “Teleaula - Aprender Sem Barreiras”, serão disponibilizados por esta fundação aos estabelecimentos de ensino e aos alunos impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. A equipa da DAAT é responsável, na Região Autónoma da Madeira, por “promover e desenvolver projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial” (Alínea e), do Artigo 18.º, do Despacho n.º 110/2016, de 21 de março, que aprova a estrutura flexível da Direção Regional de Educação e estabelece as respetivas competências) e é com este intuito que, neste evento, apresentou e procedeu à demonstração da plataforma Smartal, da Fundação PT, especificamente dedicada ao ensino à distância, e que será disponibilizada às 10 escolas que integram o projeto na Região e respetivos alunos, nomeadamente: EB123/PE Bartolomeu Perestrelo, Escola Salesiana de Artes e Ofícios, Externato Adventista, Escola dos 2.º e 3.º Ciclos (EB23) Dr. Horácio Bento de Gouveia, EB23 dos Louros, EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, EB23 de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola Secundária Francisco Franco e Escola da APEL. Na sua essência, está a utilização de tecnologias que possibilitam a implementação de modelos pedagógicos que permitem a aproximação do aluno ao ambiente e à dinâmica da sala de aula, evitando o seu distanciamento do meio escolar e centralização na doença. Desta forma, propõe-se criar condições que permitam, não só a continuidade da escolaridade destes alunos, como também a manutenção de ligações às escolas, aos domicílios e /ou hospitais, acreditando-se que este processo pedagógico possa constituir-se uma mais valia humana e de intercâmbio de aprendizagens e de saberes para todos os intervenientes diretos. Apresentação eBooks Leitura Inclusiva e Sessão Autógrafos No dia 19 de maio realizou-se a apresentação da Edição Digital 2017 dos contos vencedores da 3.ª edição do concurso Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler”, seguida de uma sessão de autógrafos com os autores vencedores da Categoria I e II do ano de 2016. Estiveram presentes na sessão de autógrafos eBooks - Leitura Inclusiva, Sónia Pestana, autora do conto «A Minha Vida e o Basquetebol», e Margarida Branco e Marisa Diogo, duas das autoras do conto «Uma Viagem de Sonho». Sessão Autógrafos dos eBooks Leitura Inclusiva Estas duas histórias, «A Minha Vida e o Basquetebol» e «Uma Viagem de Sonho», que incluem versões em formatos acessíveis, integram a «coleção» eBooks-Leitura Inclusiva, uma publicação DRE em edição digital criada pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas - Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados - e publicados pela Direção Regional de Educação. Os eBooks estão disponíveis para descarregar gratuitamente, no portal da DRE, na Google Play e na App Store. Download dos e-Books em: www.madeira-edu.pt/dre »Publicações DRE » ebooks leitura inclusiva Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre