Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – abril 2017 - N.º 51 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas No 15.º Aniversário da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas... Apresentamos a Equipa! 2.ª Parte Na continuidade da intenção da DAAT em assinalar o seu 15.º Aniversário ao longo deste ano, pretendemos, neste número, continuar a apresentar os profissionais que integram a equipa e que, numa intervenção interdisciplinar, promovem a utilização de tecnologias adaptadas às competências e necessidades dos alunos e outras pessoas, em contexto escolar, familiar ou social, tendo como finalidade facilitar a inclusão dos alunos e de outras pessoas com deficiências ou incapacidade. No presente número, disponibilizando a DAAT um leque diversificado de serviços, apresentamos os Técnicos Superiores de Educação (TSE) e os Assistentes Técnicos (AT). Na sua generalidade, os Técnicos Superiores de Educação intervêm em diversos contextos educativos, adquirindo competências que lhes permite observar e analisar contextos socioeducativos e desempenhar funções de apoio em várias áreas, como por exemplo na identificação de problemas educacionais, na planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos, na formação de educadores e agentes de desenvolvimento local. Enquanto aos Assistentes Técnicos compete exercer funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços. Nesta equipa, os Assistentes Técnicos desempenham funções técnicas específicas atendendo à formação e à experiência profissional que possuem. Os Assistentes Técnicos: Adriana Rodrigues, Ana Paula Gomes, José Manuel Rocha e Otília Henriques integraram a equipa da DAAT em setembro de 2007, no âmbito da reestruturação dos serviços técnicos de educação. As Técnicas Superiores de Educação que estão atualmente a desempenhar funções na DAAT são a TSE Andreia Pinto e a TSE Fabíola Alves, desde fevereiro de 2016 e setembro de 2007, respetivamente. Segundo o Despacho n.º 110/2016, da SRE, de 21 de março, são atribuições deste serviço - às quais o trabalho destas profissionais na DAAT está diretamente relacionado - conceber, desenvolver, promover e divulgar tecnologias ou experiências tecnológicas inovadoras a serem utilizadas por alunos ou outras pessoas com deficiências ou incapacidade; desenvolver e adaptar conteúdos e materiais facilitadores da inclusão e integração escolar e social; e acompanhar serviços ou estabelecimentos escolares que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnologias, adaptadas a esta população escolar tão específica. Tais competências passam pela organização e dinamização de ações de sensibilização e de formação; participação em avaliações especializadas a alunos, nomeadamente na utilização de software especializado, de comunicação aumentativa e alternativa e de estimulação perceptivo-visual; aconselhamento e implementação de medidas ou adaptações que promovam habilitação e que sejam facilitadoras da sua autonomia pessoal e integração escolar e social, bem como a pesquisa de software ludico-didático livre e o acompanhamento desses mesmos alunos ao longo do seu percurso nas escolas. Por exemplo, a produção e adaptação de material: cartões de comunicação, tabelas interativas, material didático, de forma a estimular e diversificar a aprendizagem, material de estimulação perceptivo-visual, demonstração de software especializado, adaptação ou supervisão da adaptação de manuais escolares em formato acessível. Destacamos a divulgação e avaliação do projeto “Todos Podem Ler”, pela TSE Andreia Pinto, projeto que tem como objetivos: desenvolver boas práticas de promoção da leitura, em diferentes formatos acessíveis - livros inclusivos e conteúdos adaptados - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos , aos alunos com NEE. A TSE Fabíola Alves organiza e dinamiza Ações de Sensibilização, dirigidas a alunos, formandos, professores e assistentes técnicos, orientadas para as boas práticas na área das tecnologias adaptadas e conteúdos em formatos acessíveis para alunos e outras pessoas com deficiências ou incapacidade. O seu domínio da grafia Braille da língua portuguesa permite-lhe acompanhar crianças e alunos que necessitam de conteúdos e técnicas promotoras da aprendizagem escolar, assim como orientar ações de formação nesta área. De entre as atribuições associadas à DAAT, destacamos algumas das competências e funções dos AT: a transcrição de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos cegos, dificuldades motoras, baixa visão e/ou dificuldades na aprendizagem (digital e Braille), tarefa realizada pelas AT Otília Henriques, Adriana Rodrigues e Ana Paula Gomes; a adaptação de manuais escolares em formato digital para alunos com dificuldades motoras e/ou na aprendizagem, também executadas pelas AT Ana Paula Gomes, Otília Henriques e Adriana Rodrigues; a criação de relevos bidimensionais na adaptação de livros e de outras atividades lúdico-didáticas, elaborados pelo AT José Rocha, assim como a criação de modelos tridimensionais. Destacamos o apoio semanal à comunidade, através da colaboração com o Arquivo e Biblioteca Pública Regional, realizado pelo AT José Rocha, desde 2006. Ao longo da sua atividade profissional - iniciada em 1981 (Adriana Rodrigues e Otília Henriques), 1982 (José Rocha) e 1993 (Ana Paula Gomes) - a adaptação às NTIC foi e continua a ser fundamental para assegurar o atendimento nesta área. Para finalizar, salientamos o treino de utilização de algumas tecnologias de apoio/ajudas técnicas na área dos problemas de visão a que este grupo de profissionais se dedica, necessários para que os alunos e outras pessoas usufruam, de forma equitativa, do acesso à informação e conhecimento; a participação nas ações de sensibilização que demonstram equipamentos e software especializados, a participação em ações de sensibilização com o objetivo de alertar para a utilização mais correta e conservação de ajudas técnicas; a participação na dinamização de ações de formação sobre tecnologias de apoio/ajudas técnicas para alunos e outras pessoas cegas. Formandos CEFA visitam a DAAT A pedido da docente Liliana Aguiar da EB 23 Dr. Eduardo Brazão de Castro, a DAAT dinamizou a Ação de Sensibilização “Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio”, no dia 10 de maio, que contou com a presença de 16 formandos do curso de Educação e Formação de Adultos - Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade, dinamizado por esta escola. Segundo a direção do estabelecimento escolar, esta participação visa o contacto direto dos formandos com as Tecnologias Adaptadas a pessoas com diferentes tipos de deficiência; o reconhecimento de medidas de promoção da inclusão social e comunitária da pessoa com deficiência; instigar a reflexão crítica sobre os princípios éticos e morais que devem reger a prestação de cuidados a pessoas com deficiência. Esta ação teve como objetivo sensibilizar para a importância das ajudas técnicas/tecnologias de apoio no sucesso educativo, na promoção da autonomia e qualidade de vida de alunos e outras pessoas com deficiências e/ou incapacidade. Os formandos assistiram à projeção de diapositivos alusivos ao tema, vídeos exemplificativos das ajudas técnicas e equipamentos existentes e puderam estar em contacto com os diferentes tipos de produtos de apoio nas diferentes áreas de intervenção (ajudas técnicas para acesso à informação, escrita, comunicação, posicionamento, autonomia pessoal, alimentação, higiene, entre outras). Todos estes dispositivos facilitadores destinam-se a melhorar a funcionalidade, reduzir ou compensar a incapacidade ou atenuar as suas consequências, bem como permitir o desempenho de atividades e a participação na vida familiar, escolar, profissional ou social. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre