Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – março 2017 - N.º 50 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas No 15.º Aniversário da Divisão apresentamos a nossa Equipa! 1.ª parte A atual Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas foi criada pelo Decreto Regulamentar Regional 28/2001/M e entrou em funcionamento no dia 14 de novembro de 2002. Este ano estamos a celebrar 15 anos de trabalho e dedicação na área das tecnologias adaptadas, repletos de desafios e conquistas em conjunto com os alunos, famílias, docentes e técnicos. As atividades desenvolvidas pela equipa mantiveram-se ao longo destes 15 anos. Todos os projetos têm como finalidade facilitar a inclusão dos alunos e de outras pessoas com deficiências ou incapacidade. Concretizando, a equipa da DAAT procura realizar as iniciativas necessárias para que os alunos e outras pessoas com deficiências ou incapacidade possam usufruir de forma plena dos benefícios da adaptação de contextos, dos equipamentos informáticos, das ajudas técnicas/produtos de apoio e dos conteúdos em formatos acessíveis, como fatores de equidade e de melhoria da respetiva qualidade de vida. Neste e nos próximos folhetos, pretendemos assinalar o aniversário desta Divisão, apresentando os profissionais que integram a equipa e que numa intervenção interdisciplinar promovem a utilização de tecnologias adaptadas às competências e necessidades dos alunos e outras pessoas, em contexto escolar, familiar, hospitalar, laboral ou social. A utilização de tecnologias de apoio / ajudas técnicas no dia a dia, nas rotinas, na educação e no ensino desta população específica não deve ser vista como um mero “apoio” aos diversos contextos, mas sim como um passo em direção à otimização de capacidades e à racionalização de recursos. A meta é proporcionar maior autonomia e independência. Neste número, salientamos duas profissionais: Ângela Milho, Terapeuta Ocupacional (TO),na DAAT desde maio de 2014, e Augusta Chaves, Assistente Operacional (AO), que exerce funções neste serviço desde 2006. Na sua generalidade, o Terapeuta Ocupacional habilita para a ocupação, de forma a promover a saúde e o bem-estar. Estimula a capacidade da pessoa de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que considerem significativas. Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria, desfrutar da vida ou contribuir para o seu desenvolvimento. Estas ocupações podem ser tão elementares, como alimentar-se ou vestir-se, ou tão elaboradas, como aceder à tecnologia ou desempenhar uma atividade laboral. Na sua abordagem, o Terapeuta Ocupacional avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente. Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio. Na DAAT, a Terapeuta Ocupacional colabora em todas as atividades, através da observação, formação, avaliação, criação e/ou orientação das adaptações a realizar, para aumentar a funcionalidade de cada pessoa nas suas tarefas e, através de um planeamento ponderado, aconselha e orienta os colegas nesta área. De salientar neste número, o trabalho colaborativo com a Assistente Operacional, Augusta Chaves, que resulta na pormenorizada confeção de algumas das adaptações e ajudas técnicas. Esta colaboração torna acessível rapidamente um determinado objeto à utilização de um aluno com deficiências ou incapacidade. A Assistente Operacional também é responsável pela higienização, conservação e recuperação das ajudas técnicas/produtos de apoio. O Curso de Confeção e Costura que possui habilita-a para esta atividade determinante, através de uma resposta rápida aos pedidos de adaptação. In loco, nos domicílios, nas escolas ou no local de trabalho, a utilização destas ajudas técnicas é implementada pela Terapeuta Ocupacional e restante equipa, em parceria com a família e a comunidade escolar. Salientamos que, para todas estas atividades, atualmente a Terapeuta Ocupacional dispõe apenas de um dia de intervenção na DAAT, que tem de ser organizado e muito bem gerido, de forma a prestar aconselhamento e formação nesta área tão específica aos restantes elementos da equipa. A Terapeuta Ocupacional é um elemento fundamental nas avaliações das condições de acessibilidade, realizadas pela equipa da DAAT nas escolas, domicílio ou no local de trabalho, com o intuito de permitir que todos os alunos tenham acesso e autonomia em todas as áreas do espaço escolar, familiar ou profissional. Para a visualização de um vídeo que demonstra a adaptação e a confeção de uma ajuda técnica pela Assistente Operacional, delineada pela Terapeuta Ocupacional, para ser utilizada na sala de aula por um aluno com necessidades especiais, aceda à seguinte ligação: https://vimeo.com/218640702 Tecnologias Adaptadas na Escola Profissional Dr. Francisco Fernan des A DAAT promoveu no dia 14 de março, a Ação de Sensibilização “Tecnologias de Apoio para Alunos com Deficiência Visual na Escola ”, que decorreu na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, destinada a 27 alunos e 6 professores, ao respetivo corpo docente, docentes especializados e intérprete de LGP da escola. Ao longo desta ação de sensibilização foram apresentadas as potencialidades das Tecnologias de Apoio, nomeadamente na área da Cegueira: a Máquina Eletrónica Mountbatten Brailler, livros em Braille, o Software Leitor de Ecrã JAWS 14.0 e a Linha Braille PT Focus 14, e, na área da Baixa Visão, software específico, como o Supernova, assim como a possibilidade de adaptação de teclados para a Baixa Visão com tamanho e contraste diferentes e a utilização do tablet como lupa. Estes jovens puderam experienciar as dificuldades sentidas pelas pessoas com Baixa Visão, através dos óculos de simulação e, para tal, recorreram à visualização de diferentes documentos e objetos para uma melhor compreensão dos problemas dos alunos com este tipo de dificuldades visuais, propiciando desta forma a reflexão e permitindo uma troca positiva de experiências e conhecimentos. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre