Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – fevereiro 2017 - N.º 49 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Em Destaque... Lupas Magnifier PRO A Google Play dispõe de uma série de aplicações que podem tornar-se numa Ajuda Técnica preciosa na área da Baixa Visão, podendo ser instaladas tanto em tablets como em telemóveis smartphones, desde que possuam um sistema Android. Neste contexto, destacamos a aplicação Magnifier PRO que apresenta características, destacando-se algumas: - Iluminação - Focagem - Permite guardar as fotos - Capacidade de expansão - Aumentar e diminuir (zoom) a imagem focada - Rotação do ecrã - Visualização para modo preto e branco. De referir que a qualidade da imagem está diretamente relacionada com a qualidade da câmara do dispositivo. Para experimentar esta aplicação, pode fazer o download em: https://play.google.com/store/apps/details?id = com.pombingsoft.magnifierpro Tecnologias de Apoio para Alunos com Baixa Visão na EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas A DAAT promoveu, no dia 21 de fevereiro, a Ação de Sensibilização “Tecnologias de Apoio e Alunos com Baixa Visão na Escola”, que decorreu na EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, destinado a 13 alunos de 5.º ano e a 12 docentes. Ao longo desta ação de sensibilização, numa primeira parte, foram apresentados os serviços da DAAT, tendo sido igualmente abordada a Deficiência Visual, nomeadamente a Baixa Visão e a importância das Tecnologias de Apoio e Ajudas Técnicas nesta área, com base na avaliação dos alunos pela DAAT, atendendo que os alunos têm diferentes tipos de necessidades e de adaptações individuais e/ou de contexto. Numa 2.ª parte, foram demonstradas as potencialidades das Tecnologias de Apoio e Ajudas Técnicas, apresentadas em quatro áreas de trabalho distintos. Assim, numa 1.ª foi demonstrado software específico, como o Supernova, bem como a possibilidade de adaptação de teclados para a Baixa Visão com tamanho e contraste diferentes. Foram apresentadas as possíveis configurações de Acessibilidade do Windows para um acesso mais facilitado ao computador. Na 2.ª área, dedicamo-nos à demonstração de atividades em todos os formatos acessíveis, bem como de ebooks nas versões acessíveis negro ampliado e áudio. A 3.ª área dedicou-se à demostração de diversos tipos de lupas, inclusivamente lupas instaladas em tablets, recorrendo à visualização de diferentes documentos e objetos. Finalmente, na 4.ª área, os participantes tiveram a oportunidade de experienciar algumas das dificuldades sentidas pelas pessoas com Baixa Visão, com recurso aos óculos de simulação, tendo sido realizadas atividades gráficas e de escrita com os mesmos. Os participantes puderam colocar as suas questões, permitindo, desta forma, uma troca positiva de experiências e conhecimentos, bem como a reflexão. DAAT recebe Visita de Estudo da EB 23 do Caniço Uma turma de 7.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço realizou uma visita de Estudo à Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas no dia 22 de fevereiro, com o objetivo de participar num Workshop “Tecnologias de Apoio para Alunos com Deficiência Visual”, e que contou com a participação de 9 alunos e 2 professoras do grupo de Educação Especial. Ao longo desta visita foram apresentadas as potencialidades das Tecnologias de Apoio, nomeadamente na área da Cegueira, a Máquina Eletrónica Mountbatten Brailler, livros em Braille, o Software Leitor de Ecrã JAWS 14.0 e a Linha Braille PT Focus 14, e, na área da Baixa Visão, software específico, como o Supernova, assim como a possibilidade de adaptação de teclados para a Baixa Visão com tamanho e contraste diferentes e a utilização do tablet como lupa. Foram demonstrados alguns ebooks, que integram as versões acessíveis negro ampliado e áudio, bem como diferentes tipos de lupas, recorrendo à visualização de diferentes documentos e objectos para demonstração destas Ajudas Técnicas e para uma melhor compreensão das mesmas. Os alunos tiveram a oportunidade de ver de uma forma diferente, através dos óculos de simulação, que permitiram sentir as dificuldades que as pessoas com Baixa Visão têm no seu dia a dia e, desta forma, realizaram atividades gráficas e de escrita que, por serem diferentes, propiciaram a reflexão e a oportunidade de “se colocar no lugar do outro” e sentir os problemas dos alunos com este tipo de dificuldades visuais. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre