Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – janeiro 2017 - N.º 48 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Em Destaque... ClaroRead SE e a Dislexia O ClaroRead SE é uma ferramenta de apoio à literacia e um revisor de texto eficaz e simples, indicado para as crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, ou outros problemas de linguagem. Este software lê em voz alta os documentos, páginas Web, email e outros, apresentando também um conjunto de ferramentas úteis de trabalho, nomeadamente: - Lê as letras e/ou palavras à medida que escreve; - Lê todo o texto no ecrã com a passagem do rato ou seleção do texto; - Converte texto para áudio MP3. - Tem sintetizador de voz portuguesa, podendo-se igualmente adicionar até 25 idiomas, para o apoio à aprendizagem de línguas. O ClaroRead SE permite melhorar o desempenho, poupar tempo na execução de tarefas, diminuindo a ansiedade, e aumenta a confiança de quem tem dislexia ou outros problemas de linguagem. Para experimentar este software, existe uma versão de demonstração em: http://www.sertec.pt/index.php/download/software Braille e Tecnologias de Apoio para alunos cegos no Madeira Viva No passado dia 04 de janeiro de 2017, no âmbito do Dia Mundial do Braille, a equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas participou pela 5.ª vez no programa Madeira Viva da RTP Madeira, para conversar sobre esta temática, abordando a grafia Braille e as ajudas técnicas/ tecnologias de apoio para a escrita, leitura e impressão em Braille. Esta participação da DAAT no programa contou com a presença da responsável pela Divisão Graça Faria, da Técnica Superior de Educação Fabíola Alves e do Assistente Técnico José Rocha, que expuseram, desta forma, fatores relevantes sobre a grafia Braille, a sua criação, a história do ensino do Braille em Portugal e na RAM. Para além da grafia Braille, demonstraram Tecnologias de Apoio, como a Máquina Eletrónica Mountbatten Brailler: uma máquina de escrever eletrónica de escrita Braille, com sintetizador de voz, o Mimic: dispositivo com ligação à máquina Mountbatten, possibilitando visualizar o texto que está a ser escrito em Braille, a Linha Braille PT Focus 14: uma linha braille portátil que permite que o aluno consiga ler o que está a ser digitado no computador. Este equipamento é disponibilizado aos alunos cegos e às bibliotecas escolares com o apoio da Fundação PT No que concerne ao formato Braille e alto relevo, estes podem ser solicitados à DAAT, através de daat.dre@madeira.gov.pt ou diretamente nas nossas instalações. Pode assistir aos programas em h t t p : / w w w . r t p . p t / P l a y / p 2 2 1 6 /MADEIRAVIVA2016-07-26 Episódios com a participação da DAAT em 2016: 37,77, 96 e 121 do Programa Madeira Viva – RTP Madeira e o episódio 3 em 2017. Bibliotecas Mais Inclusivas com o Projeto “Todos Podem Ler” Dando seguimento às atividades previstas pelo Projeto “Todos Podem Ler”, a equipa da DAAT continua a realizar várias Ações de Sensibilização: “Todos Podem Ler - Bibliotecas Inclusivas na RAM”, nos dias 17, 20, 24 de janeiro e 3 de fevereiro, nas escolas: E1/PE de Garachico, EB1/PE da Calheta e EB1/PE de Santa Cruz, destinada a docentes, técnicos de biblioteca, bem como a alunos destas escolas (do pré-escolar, 2.º, 3.º e 4.º anos). O Projeto “Todos Podem Ler” tem como objetivos: divulgar, demonstrar e abordar, de forma acessível, conteúdos relacionados com a prevenção de comportamentos de risco e o desenvolvimento sustentável, entre eles diferentes e importantes temáticas do dia a dia, dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos, aos alunos com NEE, bem como desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos. No decorrer destas ações de sensibilização apresentaram-se atividades que são realizadas pela equipa da DAAT, salientando-se o presente projeto. Foi apresentada a história “O Gato Amarelo”, acessível a todos, e demonstrados os kits fornecidos pela DAAT/DRE às bibliotecas escolares com livros e conteúdos adaptados em formatos acessíveis. Foram realizadas atividades adaptadas relacionadas com a história e foram explorados diversos equipamentos informáticos, assim como as Soluções Especiais PT, software que torna a biblioteca destas escolas mais inclusiva aos alunos com necessidades especiais. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre