Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – abril 2016 - N.º 40 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Em Destaque... “Roadshow de Boas Práticas de Valorização das Pessoas” O INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas - promoveu o projeto “Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas”. Neste âmbito, a DRE apresentou a sua candidatura na categoria 2.3 - “Cooperação interna e entre organismos/unidades orgânicas” - Tecnologias Adaptadas e Inclusão: TIC como fator de inclusão e qualidade de vida. No Roadshow de Boas Práticas, que está a ser organizado em diferentes cidades de país, estão a ser apresentadas algumas das “boas práticas” mais votadas, com o intuito de dar continuidade a este tema de crucial importância para o Desenvolvimento Organizacional pela importância da satisfação das pessoas em contexto profissional. Na RAM, a DRE foi convidada a participar e irá apresentar a comunicação TIC como fator de inclusão e qualidade de vida. No Funchal este evento terá lugar no próximo dia 12 de maio, no auditório do Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, das 14:30 às 17:30 e contará coma participação da Dra. Carla Freitas (INA) na abertura - «Papel e Práticas de Comunicação Interna na Administração Pública». TeleAula abordada no Madeira Viva A DAAT esteve pela 2.ª vez no Programa da RTP Madeira Viva, no passado dia 19 de abril, a conversar sobre o projeto Teleaula - “Aprender sem Barreiras” e a divulgar a 3.ª edição do concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler”, destacando-se os Livros em Formatos Acessíveis e os eBooks dos vencedores, criados pela equipa. Esta segunda participação da DAAT no Programa contou com a colaboração da responsável pela Divisão, Graça Faria, e da Docente especializada, Sílvia Silva, que apresentaram, desta feita, alguns projetos desenvolvidos pela DAAT nomeadamente o projeto Teleaula - “Aprender sem Barreiras” que promove a modalidade de ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar o Ensino Básico, Secundário ou Profissional, por razões de saúde ou outras consideradas relevantes e que se encontrem impedidos de frequentar uma escola em regime presencial. Neste contexto, foram abordadas duas formas de acesso atualmente utilizadas nas escolas onde o projeto está a ser implementado, uma através do sistema de videoconferência, exposto durante o programa - utilizado na EB2,3 Dr. Alfredo Nóbrega Júnior -, e outra é através do computador, com recurso ao Skype e ooVoo - sistema usado nas EBS Jaime Moniz, na APEL, na EBS Ângelo Augusto da Silva e na EB2,3 dos Louros . Foi igualmente divulgada a 3.ª edição do concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler” que está a decorrer até dia 02 de maio, e tem como objetivo contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através utilização de formatos alternativos, designadamente Braille e/ou relevo, negro ampliado, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa, Áudio ou Leitura fácil. Os vencedores são premiados com a edição digital dos seus trabalhos que são colocados na Google Store, na Apple Store e disponibilizados em PDF para acesso nos computadores das bibliotecas escolares. Os eBooks estão disponíveis na página da DRE em www.madeira-edu.pt/dre, em Publicações. A equipa da DAAT esteve na EB23 do Caniço na Semana da Perturbação do Espectro do Autismo No âmbito desta Semana de atividades promovida pelo grupo de Educação Especial da entre 4 a 8 de abril, a equipa da DAAT foi convidada a dinamizar a Ação de Sensibilização “Tecnologias Adaptadas e Livros e Atividades em Formatos Acessíveis”. Esta ação foi dinamizada no dia 6 de abril no período da manhã e repetida no período da tarde e destinou-se a alunos, funcionários e professores desta escola, prefazendo um total de 85 participantes. Nestas sessões, foram apresentados os serviços disponibilizados pela DAAT, bem como tecnologias de apoio/ajudas técnicas e outros equipamentos utilizados na intervenção na área das tecnologias adaptadas. Os participantes experimentaram: diferentes tipos de acesso ao computador, nomeadamente o Inproman USB/Switch, o Joystick, o TrackBall, o teclado de Conceitos Intellikeys e o Magic Eye, bem como programas adaptados às competências das pessoas com diferentes necessidades especiais como o Grid2, o Araword e o Magic Contact; tecnologias de apoio/ajudas técnicas para as atividades de vida diária; tecnologia de apoio para a leitura e escrita, para alunos com necessidades especiais e conhecer os livros e atividades em formatos acessíveis. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre