Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – janeiro 2016 - N.º 37 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas 3.ª edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler” Está a decorrer, até dia 2 de maio de 2016, a fase de candidaturas à 3.ª edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler” , uma iniciativa da Direção Regional de Educação, com intenção de realização anual, realizada desde 2013. Este prémio tem como objetivo contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através da utilização de formatos acessíveis, designadamente Áudio, Braille e/ou relevo, Negro Ampliado, Símbolos Pictográficos, Língua Gestual Portuguesa e Leitura Fácil. A iniciativa tem caráter universal e destina-se a candidatos individuais ou coletivos (grupo máximo de quatro pessoas), devendo os textos ser escritos em prosa ou em verso, em língua portuguesa e em, pelo menos, dois formatos acessíveis. O prémio é atribuído em duas categorias: Categoria I - Candidatos infantojuvenis: até 16 anos de idade; Categoria II - Candidatos adultos: a partir de 17 anos de idade. Os textos participantes deverão ser inéditos, não podendo ter participado anteriormente em outros concursos da mesma natureza. Os trabalhos vencedores serão premiados e incluídos num e-book a ser editado pela DRE/DAAT a qual poderá, se assim o entender, incluir trabalhos não premiados. Pelo facto de se apresentarem a concurso, os candidatos dão o seu acordo implícito à inclusão dos seus trabalhos nesta publicação eletrónica. Consulta do Regulamento do concurso em: www.madeira-edu.pt/dre » Tecnologias Adaptadas Endereço do concurso: todospodemler@gmail.com Para mais informações contactar: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / DSATE / Direção Regional de Educação daat.dre@madeira-edu.pt 291 744 085 Bibliotecas Inclusivas O Projeto “Todos Podem Ler” na EB1/PE Visconde Cacongo No âmbito das atividades do Projeto “Todos Podem Ler” que tem como objetivos: desenvolver boas práticas de promoção da leitura inclusiva, tendo sempre em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos; dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos; demonstrar como divulgar e abordar, de forma acessível, conteúdos relacionados com diferentes temas - proteção dos animais, desenvolvimento sustentável ou prevenção da violência e comportamentos de risco, a Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas voltou a realizar duas Ações de Sensibilização -“Acessibilidade, Comunicação e Tecnologia de Apoio - no dia 12 de janeiro na biblioteca escolar da EB1/PE Visconde Cacongo, para 30 docentes e técnicos superiores desta escola. Enquanto centro de avaliação especializada em tecnologias adaptadas e conteúdos em formatos acessíveis, apresentaram-se as valências da DAAT, bem como os projetos desenvolvidos decorrentes das diferentes necessidades, salientando-se o projeto “Todos Podem Ler”. Neste contexto foram demonstrados os kits fornecidos pela DAAT/DRE às bibliotecas com livros e conteúdos adaptados em formatos acessíveis e exploraram diversos equipamentos informáticos e outros, assim como as Soluções Especiais PT, software que torna a biblioteca desta escola mais inclusiva aos alunos disléxicos, cegos ou com dificuldades intelectuais ou desenvolvimentais. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre