Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – novembro 2015 - N.º 35 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Em Destaque... Apresentação dos e-Books e Sessão de Autógrafos com os autores premiados da II Edição do Concurso No próximo dia 15 de dezembro terá lugar no Espaço Cultura da Fnac, pelas 15:00, a apresentação da edição digital das obras premiadas, da II Edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “ Todos podem ler”. Os e-Books, que premeiam os autores vencedores, são criados pela equipa da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas - Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados. O Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos podem Ler” é uma iniciativa da Direção Regional de Educação, com intenção de realização anual, desde 2013. Tem como objetivo contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente Braille e/ou relevo, negro ampliado, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa e áudio. e-Books publicados em 2015: - Uma Aventura no Natal, versão em áudio e LGP. - Um Sonho de Rapaz, versão em áudio e negro ampliado. - O Lobo de Cauda Amarela, versão em áudio e símbolos pictográficos. Download dos e-Books em www.madeira-edu.pt/dre »Publicações DRE » ebooks leitura inclusiva Bibliotecas Mais Inclusivas Ações de Sensibilização A DAAT realizou Ações de Sensibilização ao longo do mês de novembro nas escolas EB1/PE Ribeiro Domingos Dias e EB1/PE Visconde Cacongo no âmbito do projeto “Todos podem Ler”. Estas ações têm como objetivos: divulgar e abordar, de forma acessível, conteúdos relacionados com diferentes temas - proteção dos animais, desenvolvimento sustentável ou prevenção da violência e comportamentos de risco; dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos, aos alunos com NEE; bem como desenvolver boas práticas de promoção da leitura inclusiva, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos. Assim, nesta 4.ª fase - disseminação das práticas de Leitura Inclusiva - e na sequência da atribuição de equipamentos às escolas contempladas pelo projeto (tablets, PC’s, bem como Soluções PT), um apoio da Fundação PT, a equipa da DAAT deslocou-se às bibliotecas escolares e abordou o tema “Livros e Conteúdos em Formatos Acessíveis”, em 5 sessões, destinadas a 80 alunos do pré-escolar e do 2.º ano e a 23 docentes e técnicos superiores. Nestas sessões para os alunos, além de abordar os diferentes formatos acessíveis, foi demonstrada e explorada uma história em formatos acessíveis, e realizadas atividades lúdico-didáticas inclusivas que permitiram aos alunos com NEE realizar as atividades da história em conjunto com os seus pares. Na EB1/PE Ribeiro Domingos Dias foi igualmente realizada a Ação de Sensibilização “Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio”, destinada aos docentes, na qual foram apresentadas as valências da DAAT, como centro de recursos e avaliação especializada, bem como os projetos desenvolvidos decorrentes das diferentes necessidades, salientando-se o projeto “Todos Podem Ler”. Neste contexto foram demonstrados os kits fornecidos pela DAAT/DRE às bibliotecas com vários conteúdos adaptados para Braille, relevos, símbolos pictográficos áudio e digital e exploraram diversos equipamentos, assim com as Soluções Especiais PT, que visam tornar as bibliotecas mais inclusivas aos alunos disléxicos, cegos ou com dificuldades intelectuais ou desenvolvimentais. Esta ação será realizada no dia 12 de janeiro na EB1/PE Visconde Cacongo. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre