24 abril 2024

Dia Internacional da Juventude: Participa!

Dia 12 de agosto (4.ª feira), no Parque Santa Catarina. 10-08-2015 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Dia Internacional da Juventude: Participa!
A Secretaria Regional de Educação através da Direção Regional de Juventude e Desporto, assinala a 12 de agosto (4.ª feira), o Dia Internacional da Juventude, com uma panóplia de atividades lúdicas, formativas e desportivas, dirigida a cerca de trezentos jovens, a ter lugar no Parque de Santa Catarina.

Um dia em cheio, a pensar em ti! O Cartaz e o Programa de Atividades são disponibilizados em anexo.

Aproveita... Traz uma foto tipo BI e adere ao Cartão Jovem!

Esta efeméride, declarada pela Assembleia-Geral da ONU, tem como premissa a promoção e o reconhecimento do potencial da juventude, enquanto agente de transformação social. De acordo com este princípio, o Governo Regional evidencia na celebração desta data algumas das linhas orientadoras da sua ação governativa, em termos de políticas de juventude, que promovam a sua participação ativa e cívica, bem como a promoção de hábitos de vida saudáveis, através da prática desportiva e da preservação do ambiente.

Durante todo o dia, os jovens terão a oportunidade de integrar diversas iniciativas, em áreas como o desporto, o ambiente, a cidadania e a saúde, organizadas em parceria com diversas entidades como a Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Desporto Escolar, Guarda Nacional Republicana, Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, Cruz Vermelha Portuguesa, Parque Natural da Madeira, Radio Jornal da Madeira e Clube Naval do Funchal.

As atividades estarão concentradas em dois polos, nomeadamente na Reserva Natural do Garajau, à qual cerca de 50 jovens terão oportunidade de conhecer as espécies protegidas, bem como experimentar a prática de paddleboard, com o apoio da empresa Aroundfreedom.

No Parque de Santa Catarina, desde as 10h00 da manhã até às 18h00, haverá um circuito de atividades a não perder, de entre as quais se destaca a escalada, slide, prova de orientação, minigolfe, atletismo, voleibol, workshop em suporte básico de vida e uma ação de sensibilização sobre prevenção de comportamentos de risco na adolescência.

Estas atividades serão desenvolvidas em modo de circuito, sendo os jovens organizados em grupos, que de modo sequencial, passam pelas diversas modalidades. 

Participam nestas iniciativas jovens provenientes de diversas instituições, nomeadamente: Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, Centro Comunitário de São Martinho, Equipa de Rua de Câmara de Lobos, Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, Associação Operação Vida, Clube Naval do Funchal, Associação Reinventa, Associação Sociocultural da Fonte, Centros Comunitários Quinta Falcão, Canto do Muro, Santo Amaro e Palheiro Ferreiro, Centro Cultural Luís Camões, Abrigo Nossa Senhora da Conceição, Lar da Paz, Hospício Princesa D. Amélia, Centro Social da Tabua, Centro de Saúde de Santana, entre outras, que se quiseram associar a esta celebração demonstrativa da importância que a educação e formação dos jovens, assume na atualidade.

Efetivamente, esta comemoração do Dia Internacional da Juventude enfatiza a relevância das políticas de juventude, através do estabelecimento de várias parcerias de colaboração, com entidades públicas e privadas, com vista a uma ação mais concertada, transversal e eclética. 

Para além das parcerias, este evento conta com o apoio da Coca-Cola, Winbroker Seguros, Manica Soluções Digitais e Supermercados São Roque.