O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos implementa e apresenta, a nível regional, um ciclo de concertos/espectáculos, compilados em forma de TEMPORADA ARTÍSTICA 2014 com os Grupos da DRE/ Educação Artística.
Este projeto, educativo-cultural, uma vez mais operacionalizado pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia - DSEAM, assume-se como um dos únicos a ter uma abrangência regional, sendo dinamizada por vinte e três formações artísticas que desenvolvem trabalhos nas áreas artísticas de música, teatro e dança, numa perspetiva inclusiva.
Ao apresentar um novo calendário de eventos será importante refletir sobre a anterior Temporada Artística ‘2013 apresentando-se, desde já, alguns dados indicadores que atestam a importância deste projecto, junto da comunidade madeirense e turistas, fruto de um trabalho desenvolvido, de forma generosa e voluntária, por cerca de 499 alunos e professores intérpretes.
Temporada Artística de 2013
Quadro síntese de alguns dados indicadores
*Estimativa
A completar três décadas, a Divisão de Expressões Artísticas, da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, continua a afirmar-se como um espaço alternativo e de sucesso, através da sua oferta formativa diversificada de práticas artísticas extraescolares, previstas na Lei de Bases do Sistema Educativo, a um público cada vez mais heterogéneo. Estas práticas artísticas, nos seus diferentes contextos, têm-se revelado eficientes e eficazes, quer na promoção, quer na valorização da identidade de todos aqueles que as desenvolvem.
Não esquecendo a vertente do lazer, cada vez mais, estas práticas são referenciadas pela comunidade em geral como fundamental para a qualidade de vida de qualquer cidadão, muito em especial os mais jovens.
Uma criança ou jovem que desenvolve uma prática artística estará melhor preparado para enfrentar desafios, na medida em que as competências e vivências serão uma mais-valia para a sua felicidade pessoal, o seu relacionamento familiar e profissional, bem como para uma cultura de trabalho, esforço, dedicação, empreendedorismo, criatividade e qualidade, podendo constituir factor diferenciador num futuro profissional. É com estes propósitos e estratégias que a Divisão de Expressões Artísticas (DEA) vem ao longo de 30 anos desenvolvendo um projeto artístico, direcionado para uma população em idade escolar e a partir do nascimento, com cerca de 1.100 alunos inscritos, cujos frutos estão plenamente demonstrados pelos vários indicadores em permanente análise.
Será também de evidenciar o número de jovens que todos os anos ingressam em cursos profissionais e superiores de artes e que iniciaram a sua prática artística nestas atividades. Contudo, e porque vivemos tempos de mudança na forma de pensar e de agir, é urgente refletir e atualizar as práticas pedagógicas, de maneira a que correspondam às expetativas das crianças, dos jovens e famílias.
É ainda nosso objetivo, expandir o modelo artístico inclusivo, desenvolvendo projetos de simbiose, reunindo alunos e utentes com e sem necessidades especiais. A continuidade e alargamento do número de espetáculos interativos, em parceria com diversas escolas de toda a RAM, a realizar-se durante a TA'2014, assume-se como um objetivo primordial para a DRE/DSEAM, uma vez que este tipo de eventos potencia as boas práticas desenvolvidas nas escolas; fomenta a criação de “pontes” entre diversas realidades e ambientes e; não menos importante, incentiva a interiorização de hábitos culturais por parte da comunidade em geral. Por último, através de projetos inovadores, refletidos numa Temporada Artística diferenciada, queremos continuar a ser corresponsáveis pela dinamização cultural da nossa Região, nomeadamente em duas grandes dimensões: a descentralização dos espetáculos e a envolvência e adesão do público, quer madeirense quer estrangeiro.
Por fim, e não menos importante, é o facto de a TEMPORADA ARTÍSTICA 2014 assumir-se como um projeto inclusivo uma vez que algumas formações artísticas do Núcleo de Inclusão pela Arte farão parte de uma nova agenda onde estão programados 78 espetáculos idealizados e materializados por uma equipa formada por cerca de 437 elementos, de entre alunos, professores e colaboradores (internos e externos) que ao longo do ano e de forma voluntária e graciosa dão corpo a uma nobre missão, não só lúdica, mas sobretudo de formação de públicos e de promoção das diferentes correntes artísticas.
Para além das famílias dos intervenientes, comunidade educativa da DRE/DSEAM, comunicação social e todo o público, agradecemos também aos nossos parceiros, dos quais se destacam:
Câmaras Municipais do Funchal; Câmara de Lobos; Ribeira Brava; Ponta do Sol; Calheta; Santana; São Vicente; Porto Moniz; Machico e Santa Cruz Printcolor Porto Bay Montepio Geral Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira Sociedades de Desenvolvimento Centro das Artes – Casa das Mudas Academia de Línguas da Madeira Moviflor Agência de Viagens TRAVEL MY WAY Teatro Experimental do Funchal FN Hotelaria Associação Regional de Educação Artística (AREArtística) Comunicação Social (Televisão, rádios, jornais e revistas).
A todos um bem-haja e os votos para que a TEMPORADA ARTÍSTICA’2014 corresponda, uma vez mais, às vossas expetativas.