23 abril 2024

Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Madeira 2014/2015

Abertura de Candidaturas 08-10-2014 Secretaria Regional Educação Recursos Humanos
Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Madeira 2014/2015

O Instituto da Defesa Nacional vai realizar, com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira, no ano académico de 2014/2015, a terceira edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma da Madeira.

 

Este curso, sem encargos para os auditores, tem a natureza de curso intensivo e pretende contribuir para a formação de cidadãos, informados, sensibilizados e assim melhor habilitados a intervir em questões relacionadas com a segurança e defesa nacional e internacional numa aceção abrangente e integrada. Constitui-se, assim, numa importante valorização de carreira pelos conhecimentos e informação que proporciona, promovendo igualmente o espírito de grupo e contribuindo para uma futura melhor articulação sectorial entre os decisores.

O curso é ministrado em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”; “A Politica de Defesa Nacional”; “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa”. Realizar-se-á no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, na cidade do Funchal.

 

As vias de acesso à frequência do CISEDE são de dois tipos: designação institucional e candidatura individual. Para as candidaturas individuais existem 30 vagas. Os candidatos que satisfaçam os critérios gerais de seleção deverão formalizar a sua candidatura até ao dia 17 de outubro de 2014.

 

A sessão solene de abertura, a realizar no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, terá lugar no dia 14 de novembro, pelas 18h00. O 1º módulo do curso decorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, da parte da tarde. Os módulos seguintes realizar-se-ão, previsivelmente, nas terceiras semanas de fevereiro e abril de 2015.

http://www.idn.gov.pt/index.php?mod=710&area=920