19 abril 2024

Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico

25 de fevereiro, 10h00, auditório escola da APEL 22-02-2013 Secretaria Regional Educação Recursos Humanos
Sessão Regional do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico

No dia 25 de fevereiro, pelas 10h00, terá lugar no auditório da escola da APEL, no Funchal, a Sessão Regional para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, dedicada à temática “Ultrapassar a Crise” e contará com a presença do diretor regional da Educação, João Estanqueiro.

 

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração do Ministério da Educação e Ciênica e das Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nos Açores e na Madeira, e visa incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa, que possa contribuir para a resolução de problemas que afetam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos.

 

Esta sessão Parlamentar conta com a participação de dez escolas da R.A.M.: a EB23 Bartolomeu Perestrelo, a EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia, a EB23 S. Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, a EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, a EBS D. Lucinda Andrade, a EBS da Calheta, a EBS Machico, a EBS Padre Manuel Álvares, a EBS. Dr. Ângelo Augusto da Silva, e o Colégio Infante D. Henrique. Cada um destes estabelecimentos de ensino estará representado nesta sessão com 4 alunos efetivos e um suplente que viverão a experiência de serem “deputados” por um dia.

 

O projeto aprovado nesta Sessão Regional será, posteriormente, apresentado e debatido na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a realizar-se nos dias 6 e 7 de maio, no Palácio de S. Bento em Lisboa, na qual os deputados eleitos pelos vários círculos eleitorais do país aprovarão o Projeto de Recomendação a apresentar à Assembleia da República.