19 abril 2024

Cronologia da aplicação em Portugal desde a entrada em vigor

Saiba a cronologia da aplicação do acordo ortográfico em Portugal desde a entrada em vigor. // 08-02-2012 Secretaria Regional Educação Recursos Humanos
Cronologia da aplicação em Portugal desde a entrada em vigor

13 de maio de 2009
Entrada em vigor do Acordo Ortográfico para Portugal.

1 de janeiro de 2011
Intensificação das iniciativas de informação e de sensibilização dos funcionários públicos e dos cidadãos em geral, de modo a assegurar um esclarecimento adequado sobre as implicações do novo Acordo Ortográfico, designadamente através dos sítios dos diversos ministérios acessíveis ao público via Internet.


1 de setembro de 2011
Aplicação do Acordo Ortográfico no sistema educativo e nas escolas portuguesas, em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade.


1 de setembro de 2011
Utilização progressiva da nova ortografia nos manuais escolares, seguindo o ritmo das novas adoções ou aquando da reimpressão de um manual durante o seu período de vigência.


1 de janeiro de 2012
Aplicação do Acordo Ortográfico na publicação do Diário da República, bem como, em geral, em toda a atividade do Governo da República e dos serviços, organismos e entidades na sua dependência;
Aplicação da ortografia constante do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em todos os atos legislativos e não legislativos da Assembleia da República, bem como nas suas publicações oficiais e instrumentos de comunicação com o exterior.


2014
Conclusão da adoção da nova ortografia em todos os novos manuais escolares.


12 de maio de 2015
Fim do período de transição de seis anos para aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal.