Folheto Informativo daat Periocidade Mensal – JUNHO 2013 - N.º 6 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat Em Destaque... Atividades de Verão “Tecnologias Adaptadas 2013” No culminar do ano letivo 2012/2013, a equipa da DAAT irá dinamizar mais uma vez atividades de verão, na área das TIC adaptadas às necessidades de crianças e jovens com deficiências ou incapacidade. A finalidade destas atividades é reavaliar e otimizar o desempenho dos alunos utilizadores de software e periféricos adaptados, atendendo que já utilizam tecnologias adaptadas às suas especificidades e necessidades, em contexto escolar e/ou familiar. Nas atividades, que decorrerão de 3 a 12 de julho, participarão cerca de 37 alunos do ensino pré-escolar e básico. Paralelamente, estas sessões transformar-se-ão em momentos de convívio e de troca de informação e conhecimento entre alunos com necessidades similares que frequentam diferentes estabelecimentos de educação e ensino. A Adaptação do Contexto e Avaliação das Condições de Acessibilidade No presente número, a DAAT pretende destacar a adaptação do contexto, bem como a importância da coexistência de condições de acessibilidade favoráveis à pessoa com deficiência ou incapacidades, seja no contexto familiar, escolar ou profissional, salvaguardo pelo Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto. Sendo a escola um dos locais mais frequentados pelos indivíduos de uma sociedade, é necessário avaliar a acessibilidade nos estabelecimentos de educação e ensino, assugurando aos alunos com NE, currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Mediante pedido de avaliação das condições de acessibilidade do estabelecimento de ensino, a equipa da DAAT desloca-se ao local para avaliar as condições de acessibilidade e mobilidade necessárias à participação nas atividades escolares dos alunos com NE. No que concerne à organização do espaço é importante eliminar as barreiras arquitetónicas adequando o ambiente escolar de forma a atender a diversidade dos alunos e proporcionar aos alunos com mobilidade reduzida ou dificuldades sensoriais, condições que lhes permitam autonomia e mobilidade em equidade com os demais, eliminando os riscos de exclusão e discriminação. Dischinger e Machado (2006 citadas por MACHADO, 2007) explicam que a acessibilidade espacial significa a possibilidade de acesso a qualquer lugar com conforto e independência e possibilidade de participação nas atividades desenvolvidas neste espaço e utilização dos equipamentos disponíveis. Recomendam-se soluções que prevejam o máximo de adaptabilidade (capacidade para se promoverem alterações estruturais) e flexibilidade (possibilidade de alteração de áreas facilmente equipadas e arranjadas para diferentes usos) dos espaços e da sua utilização a qualquer aluno (Vidal, Cotrim & Lorena, 2008). Portanto, oferecer acessibilidade é, acima de tudo, proporcionar o acesso e uso por todos os estudantes, assegurando seus direitos de locomoção e, em consequência, seus direitos como cidadãos. Referências bibliográficas Decreto-Lei n. 163/2006 de 8 de agosto. Machado, R. Acessibilidade arquitetónica. In: SCHIRMER, C. R. et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília/ MEC/SEESP, 2007, cap. VII. Vidal, B., Cotrim, I. & Lorena, M. J. (2008). Manual de Projecto para a acessibilidades nas escolas. Editoras Parque Escolar E.P.E., LPDM-CRS,CP. DAAT dinamiza Ação de Sensibilização em Machico No passado dia 25 de junho, a convite da Escola Básica do 1.º ciclo com pré-escolar Eng.º Luís Santos Costa, de Machico, a equipa da DAAT dinamizou a ação de sensibilização “Livros e Atividades em Formatos Acessíveis a alunos com NEE” que teve como destinatários quatro turmas do 4.º ano de escolaridade. Esta ação pretende alertar para o facto de que nem todas as pessoas conseguem ler um livro convencional e que existem livros em formatos acessíveis criados para pessoas com NE, nomeadamente, CD áudio, DVD com tradução em Língua Gestual Portuguesa, Braille, relevo, negro ampliado e Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Cerca de 70 alunos do 4.º ano tiveram a oportunidade de participar, em diferentes turnos, numa história inclusiva – “OGIMA – O viajante do Espaço no Planeta dos BMQ” e de realizar um conjunto diversificado de atividades relacionadas com a obra e com as diversas formas de comunicação aumentativa e alternativa. No decorrer destas sessões os alunos manusearam e ficaram a conhecer os diferentes tipos de livros acessíveis que tornam possível a aprendizagem da leitura e da escrita para as crianças jovens ou adultos com NE. A ação integrou as atividades da Feira do Livro 2013 que se realizou, entre 24 e 28 de junho, nesta escola, sob o lema “Ler bem é ir mais além…”. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 759 801 / 291 743 142 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat