Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – outubro 2015 - N.º 34 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio Ação de Formação Acreditada No âmbito da formação Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio, realizada pela equipa da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas nos dias 27, 28 e 30 de outubro, através da Divisão de Formação de Pessoal, solicitamos alguns testemunhos aos participantes relativamente à sua experiência no decorrer destes dias. Pretendemos obter diferentes pontos de vista sobre as temáticas abordadas e registar a sua relevância para estes profissionais que de alguma forma trabalham com crianças, jovens e adultos com Necessidades Especiais. Este 1.º módulo, destinado a docentes do ensino especializado e regular, teve os seguintes objetivos: 1. Compreender as competências, as dinâmicas e os projetos da DAAT. 2. Proporcionar formação específica e contínua aos docentes especializados, de modo a promover a mudança de práticas profissionais apoiada em materiais, garantindo a qualidade da intervenção e a rentabilizando recursos. 3. Conhecer as noções de Acessibilidade Física, Design Universal e Tecnologias de Apoio. 4. Sensibilizar para a Acessibilidade à Comunicação. Relatos de alguns Formandos Testemunho de Patrícia Eva Almeida Professora Especializada de 2.º e 3.º ciclos Em qualquer altura da sua vida, o ser humano pode necessitar de uma determinada ajuda ou apoio ao nível da acessibilidade e/ou comunicação: a criança, o idoso, a grávida, o doente. Esta foi uma formação que me permitiu adquirir maiores conhecimentos sobre a acessibilidade, produtos de apoio, comunicação e os seus facilitadores. Foi ainda possível conhecer os projetos da DAAT e os serviços prestados à população e, em particular, às crianças e jovens com NEE, sempre com a premissa de que cada caso é um caso, com necessidade de avaliação específica. O contacto com os produtos de apoio foi uma experiência que deveria passar por todas as escolas e níveis de ensino para a consciencialização e empatia em relação a quem passa por estas dificuldades. Testemunho de Isabel Coelho Professora Especializada do pré-escolar e 1.º ciclo A ação de formação foi muito produtiva e superou as minhas expetativas, uma vez que conheci uma infinidade de material de apoio alternativo para fazer face às várias necessidades quer temporárias, quer definitivas. Esta ação de sensibilização no meu ponto de vista, deveria ser de caráter obrigatório para os docentes que nas escolas trabalham com alunos incapazes no cumprimento das tarefas, pois hoje aprendi que há material didático adaptado a inúmeras deficiências, por exemplo um simples adaptador na pega do lápis para fazer a pinça e conseguir o traçado. Testemunho de Isaurinda Lopes - Professora Especializada do pré-escolar e 1.º ciclo Considero que a formação foi muito interessante e que nunca é de mais conhecer formas de intervir. Ter o contacto prático com os produtos permitiu-me ter uma perceção diferentes. Objetos simples, alguns até de fácil acesso podem facilitar muito a vida das pessoas com determinadas limitações. Há uns anos atrás, a DAAT realizou uma ação de sensibilização na escola onde eu lecionava e os alunos adoraram, por que não há nada como experienciar e tentarmos nos colocar no lugar do outro. Testemunho de Jovita Carvalho - Educadora de Infância do regular Na minha opinião esta formação sensibilizou-me para os diferentes apoios técnicos/tecnologias e os projetos desenvolvidos na área das acessibilidades para as pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida (deficiências, acamados…) O contacto direto com os produtos de apoio foram fundamentais e muito oportunos pois como sou educadora do ensino regular não tenho qualquer experiência a este nível. Concluindo os produtos de apoio promovem o bem estar e uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas. Testemunho de Lurdes Afonso - Professora Especializada de 2.º e 3.º ciclos Esta formação contribui bastante para a minha prática profissional, pois através dela fiquei a conhecer não só a teoria, mas também na prática de como usar os diferentes materiais, para as diferentes problemáticas e em diferentes contextos. Relativamente às ações de sensibilização nas escolas, junto de alunos e professores, acho que deveriam ser frequentes, pois somos muitas vezes confrontados com estas problemáticas e não sabemos como agir, ficando, mesmo, por vezes alarmados. Por fim queria agradecer a forma simpática e profissional pela qual nos foi transmitida toda esta informação. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre